OPERAÇÕES MATEMÁTICAS DO DIA A DIA


Encontramos em nosso dia a dia muitas metáforas dispersas aleatoriamente que podemos aplicar de forma prática, dinâmica, que realmente são capazes de transformar nossas vidas. Uma delas me chamou a atenção essa semana, durante alguns momentos quando o pensamento toma conta do corpo e paramos nossas ações repentinamente. Cheguei a seguinte conclusão que podemos aplicar as operações básicas da matemática em situações das mais diversas do cotidiano, podendo colher bons frutos. É claro, não podemos generalizar a receita mas experimente utilizar também.

Compartilho então algumas dessas “metáforas”, que pelo menos para mim, funcionou de forma satisfatória, então vamos dividir com os demais. Porque não? Opa! Está vendo aí? Acabamos de aplicar uma operação, a divisão. Divida seus pensamentos, seus sentimentos, e não exite nunca em demonstrar para quem tem valor em sua vida o quanto essa pessoa é especial. O mundo está carente de afeto e nada melhor que se dividir para multiplicar.

Multiplicar? Aí está outra operação matemática em nosso dia a dia. Não falo exatamente de perpetuar a espécie, mas de multiplicar boas energias e vibrações. Sorrisos distribuídos gratuitamente multiplicam sorrisos, abraços igualmente, e um bom dia para o “vizinho” do banco ao lado do ônibus com certeza se multiplicará em outros logo a seguir. Somando as forças em favor da mesma ação podemos tornar simples gestos forças geradoras capaz de transformar a vida de quem nem imaginamos. Já sonhei isso certa vez.

Então se somamos forças, estamos aplicando outra operação matemática, por que nada melhor que somar nessa vida. Mãos unidas tem força maior, mentes trabalhando no mesmo objetivo reduzem o tempo de esforço e assim por diante. Isto é somar, e ir mais além. Podemos em qualquer situação somar com o próximo ao lado, como por exemplo na faixa de pedestre, quando uma senhora ou senhor de mais idade precisa de auxílio e muitas vezes necessitam de alguem para estender a mão e ajudá-los a atravessar a rua. Porque não fazer? Por medo? Por vergonha? Negar ajuda não faz bem e empobrece o espírito.

Agora você se pergunta: E a subtração? Onde fica nessa história toda? Poderia aqui discorrer sobre essa operação e contextualizar com nosso dia a dia, mas este exercício deixo para você que compartilha comigo esse espaço. Multiplique essa semente e ajude a somar a corrente de bons pensamentos, energias e vibrações, porque afinal muitos por aí pensam no lado negativo da vida, em reclamar de tudo, com medo do fim do mundo e esquecem de viver o agora, pensar para frente e não se machucar ao olhar para atrás. Para mim, menos também é mais, pois onde não há, seja o que houver, devemos levar, fazer diferente e transformar de forma positiva, para depois dividir, e se multiplicar. Assim o ciclo se repete. Exercite. Fará bem para você, como faz para mim. 


* Victor Matheus