CHUTE A BUNDA DA INVEJA

São poucas, de verdade, as coisas, fatos e atitudes que me incomodam na vida. Já faz um bom tempo que não cultivo coisas ruins no meu dia a dia, mas vez ou outra me aparece situações que antes me tiravam o equilíbrio, porém hoje assimilo com sabedoria e tranqüilidade. O tempo vai nos moldando para nos tornarmos mais resistentes aos percalços da nossa jornada.

É muito comum ver as pessoas ascendendo na vida, seja pessoalmente, profissionalmente, materialmente ou espiritualmente. Em contra partida, poucos são os verdadeiros corações que aplaudem o crescimento do próximo. A maioria das pessoas insistem, sempre que podem, em nos puxar para baixo. Isso é um fato constante: Quantas vezes você já não ouviu que certa pessoa comprou um carro melhor; está mais magro; está namorando; está sorrindo? E imediatamente você ouve outro alguém tecendo comentários desnecessários, simplesmente por pura inveja. Pô! Isso as vezes enche o saco! Que fique calado, que não se meta na vida alheia, olhe para o próprio umbigo. Faz bem pra saúde.

É claro que há a chamada “inveja branca” da qual eu cultivo aos montes no meu cotidiano, porque faz bem não só para mim, mas também com quem compartilho. Adoro ouvir que um amigo, ou mesmo uma pessoa que não tenho muito contato mas sempre vejo com bons olhos, com apreço, respeito e admiração, vencendo os obstáculos da vida. As vezes sentimos uma inveja, mas não negativa; é um sentimento difícil de descrever; é como se a conquista do próximo nos estimulasse a querer crescer mais. Não para competir ou ser melhor, apenas para dar o próximo passo. Essa é a grande diferença. Podemos sim, ter inveja, mas que esse sentimento se limite a admiração, a inspiração, e não a focar energias ruins.

Infelizmente não podemos mudar o mundo, mas o nosso mundo, o que está próximo a cada um de nós sim. Basta querer. Não permita que pessoas de coração ruim habitem seu cotidiano. Faça sua parte, tente mostrar a face boa da vida, compartilhar bons pensamentos e energias positivas, mas se ainda assim não funcionar, simplesmente se afaste. Não brigue. Não ofenda. Não despreze. Apenas se distancie daquilo que não te faz bem. Não cultive nenhum sentimento ruim. Deixe que o tempo moldará e transformará a vida daqueles que ainda não sabem que cultivar sentimentos ruins no coração só faz mal aos próprios. Em outras palavras, chute a bunda da inveja, e abrace os elogios. Compartilhe sorrisos. Tua vida será mais colorida e harmoniosa, como crianças se divertindo num parque de diversão. Comece agora, enquanto há tempo.

* Victor Matheus