VIDA É O PRESENTE

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” – Oscar Wilde

O mundo anda mesmo do avesso. Impressiona-me por demais ver pessoas a cada dia deixando a vida passar despercebida e sem graça por se apegarem a dogmas, leis arcaicas e devoção exagerada por religiões e redutores de celulite... Se prendem ao futuro, a expectativa do que está por vir, a promessas “divinas” e deixam de viver o agora e realmente gozar de fato e de direito tudo que temos pela dádiva de caminharmos nesse planeta.

Sou descrente há bastante tempo de tudo que envolva devoção. Em vários aspectos. Não importa se a lobotomização cognitiva é direcionada para a fé, para o futebol, para a política, a violência, ou qualquer aspecto que limite a mente humana, ao ser humano em si, a buscar o seu conforto material e espiritual... De uns tempos pra cá, minha ojeriza aos dogmas extremistas, principalmente os religiosos, transbordaram, e decretei por definitivo, para mim mesmo, que igreja, seja ela qual for, é apenas mais um ambiente para alienar o homem. Nossa fé não diz direito a ninguém, portanto ninguém pode nos dizer como e por onde cultivá-la. Eu vou pro céu, pra luz, pro paraíso, para as estrelas e nenhum pastor, padre, guru, ou espírito tem o direito ou poder de julgar se vou ou não. Meu coração diz isso e nada mudará.

Sempre deixei claro que sou fervorosamente a favor do livre arbítrio, mas nem por isso não creio em Deus, apesar de que o meu Deus muito se difere dos fanáticos que vemos aos montes por aí... A fé está dentro de nós, e nossa relação com o divino cabe somente a nós julgar se é certa, sadia e sincera... Deus no deu a consciência para fazermos nossas escolhas e não serão mandamentos, versículos, parábolas que vão me convencer do oposto.

Infelizmente nem todas as pessoas tem a sensibilidade de perceber que a vida é muito mais que se expor para a sociedade uma vida “ilusória”, tipo comercial de margarina. Está além, muito além de atitudes, frases bonitinhas em redes sociais... Se encontra dentro de nós... Quando as pessoas deixam de viver o presente, na expectativa de sempre colocar suas mentes no futuro, aguardando as promessas “divinas” e renegam seu passado “pecador”, esquecem que o maior presente de Deus não está no futuro, muito menos no que ficou para trás, mas sim no agora. Enquanto uns deixam de viver o agora, presos a dogmas arcaicos que fazem parte de uma sociedade de milênios atrás, a vida passa, e talvez seja tarde demais para perceberem que o agora é a única certeza, divina e real que temos, do contrário, por que razão chegamos até aqui?

* Victor Matheus