JANELAS ABERTAS

Se você é uma pessoa iluminada, deixe abertas as janelas de tua alma, para que esta luz interior irradie por meio da tua alegria e desta forma, todos que passam por ti em trevas, serão iluminados por tua luz.”

Nem sempre a Vida colocará diante de nossos passos flores, perfumes de jasmim e chocolate quente... Haverá dias, até semanas, em que nossa visão ficará turva... Incertezas habitarão nosso coração e o medo - outrora apenas uma lembrança incomoda de que o mundo nem sempre te abraçará com amor - uma presença constante, quase sufocante em nosso presente... Mas o que fazer para superarmos os tropeços e nos reerguer novamente diante da Vida?

Durante muito tempo, acreditei que fé e amor bastavam para nos protegermos das energias ruins que habitam entre nós. Infelizmente, fui brutalmente atingido há certo tempo por uma enxurrada de tropeços, o que considero apenas ser uma maré de azar na minha jornada neste mundo... Simplesmente várias portas começaram a se fechar para mim, e o ano que começara tão próspero, tornou-se um tormento sem fim... Vi por um breve momento o fundo do poço, mas nele, também reconheci uma luz refletida lá do alto... Bati a poeira, e fiz das portas fechadas, oportunidades para abrir novas janelas em direção a luz...

Segui em frente, suportanto todas as penitências e provações suportáveis e insuportáveis para a alma, e pela mesma fé e amor que me alimento para superar as tribulações que surgem, derrubei portas e construi novas janelas e vi o medo se recolher novamente na gaveta de lembranças distantes... Parei, respirei fundo, fechei os olhos e deixei meu coração flutuar... Que vista linda! Uma nuvem de paz e serenidade se aproximou de mim, e finalmente, o que antes foram dias de tormenta, tempestades infindáveis e incertezas, novamente retornou a ser um planície florida de luz, amor, e felicidade plena...

Percebi que, por mais que tenhamos dias ruins, noites de tormenta, calos nos pés, bolhas nas mãos, feridas incomodas no coração, não devemos jamais perder a fé em dias melhores... Assim como há dias nublados, outros ensolarados chegarão, e cabe somente a nós suportarmos as tribulações e seguir em frente... Hoje sei que portas podem se fechar, mas se tivermos fé e amor no coração, janelas se abrirão e o que antes fora um tormento, passa a ser apenas mais um obstáculo vencido, nessa imensa e surpreendente jornada que todos nós atravessamos nesse mundo, também conhecida por vida. Quem tem fé, nada teme.

*Victor Matheus