ACREDITE EM VOCÊ

“Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo.” - Henry Ford

Raul Seixas certa vez cantou “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade...” Isso foi há mais de três décadas atrás... Quando ouvi essa pequena canção de menos de dois minutos de duração pela primeira vez, fui literalmente nocauteado pela sua mensagem, e mesmo ainda sendo um jovem garoto que mal compreendia muitas coisas desse mundo, guardei as palavras na melhor gaveta dos meus pensamentos pois sabia que aquele simples mantra guardava em sua essência algo além do que eu poderia compreender naquela época.

Anos depois, já homem feito, calejado pelos tropeços da vida, e mais ainda evoluído pelas experiências incríveis que já tive ao longo da minha jornada nesse planeta, eis que novamente surge a mesma canção nos meus pensamentos,  ecoando incansavelmente na memória, trazendo à tona o seu real significado, que só pude compreender após vivenciar nas últimas semanas  emoções, provações, desafios e também sonhos outrora jamais imagináveis de realizar...

Há cerca de quase uma década atrás, embarquei numa jornada comum a todos os jovens que concluem o ensino médio. Passei em cinco vestibulares, para diversas profissões, menos a que mais desejava: A música. Mesmo assim, escolhi outra profissão da qual sou apaixonado tanto quanto pela música, pelas letras, pelos versos, pelo rádio e pela produção cultural, a Educação Física... Ainda muito jovem e ávido por devorar o mundo, ao longo desse período deixei de lado este sonho, chegando a desistir dele por acreditar que não seria feliz fazendo aquilo que sempre fiz desde os meus dezoito anos de vida: Transformar corpos sedentários e inertes em músculos e saúde, e propor às pessoas uma forma diferente de ver e viver neste mundo, afinal, o nosso lema é “mente sã, corpo são”. Nada mais justo e correto certo?

Hoje, enfim chego ao final desta jornada, concluindo meu curso de nível superior, e quer saber a verdade? Não me arrependo nenhum segundo de ter feito da forma que foi, mesmo que para isso eu tenha aberto mão de muitas coisas, inclusive do próprio sonho...Foi uma longa jornada, por vezes cheia de tribulações, incertezas e imprevistos, mas no final de tudo valeu a pena cada segundo, cada experiência vivida e acima de tudo cada oportunidade de recomeço e de conhecer pessoas incríveis que hoje posso chamar de amigos...

Concluir um curso superior parece tarefa fácil, e realmente é, mas quando suas escolhas lhe tiram do foco momentaneamente, os desafios surgem e muitos desistem, mas eu não! Felizmente fui forte e focado o bastante para superá-los e hoje posso bater no peito com orgulho e dizer que sou um profissional graduado em Educação Física!! A lição que fica é: Acredite sempre em você, e acima de tudo tenha fé na vida... Uma hora as coisas se acertam, as oportunidades aparecem e cabe somente a nós agarrá-las com unhas e dentes e seguir em frente... Eu consegui, realizei mais este sonho, e você, o que está esperando para realizar os seus também?

* Victor Matheus