BEIJAR A FLOR, SER A FLOR




Acordar com o dia chegando pelos raios de sol no horizonte realmente é uma dádiva que poucos gozam, por escolha ou necessidade. Aplausos aos que dão conta do prazer de comtemplar tal momento, e lamento aos "cegos" que deixam de flertar com as belezas desses sublimes instantes de vida plena pulsando ao seu redor.

Por algum tempo de minha vida, cerca de 1 ano, tive um trabalho que me exigia um esforço acima da minha capacidade física e mental, que consistia em acordar as 4:30 da manhã de segunda a sexta feira, incluindo feriados, que me forçava a ter um ritmo de vida pessoal e social diferente do que realmente me deixa livre pra ser quem sou sem as pressões da vida adulta.

Realmente admiro ainda hoje saber que há tantas pessoas felizes, levando suas vidas simples, acordando cedinho de manhã para realizarem suas caminhadas matinais e exercícios físicos, ou simplesmente comtemplar o dia se achegando e aquecendo o coração e fazendo a vida pulsar novamente.

Hoje, novamente retorno a esta rotina, digamos, exigente e disciplinar, por escolha própria e necessidade, mas com uma consciência que outrora não tinha. Comparando com a primeira vez, na qual fazia um esforço enorme para sair da cama, já de mau humor, com o céu ainda escuro, os galos cantando, a água fria do chuveiro e um cansaço físico enorme pelas poucas horas de sono, agora tudo acontece de forma diferente e interessante. Sim, ainda tem o céu escuro, os galos cantando, a água fria do chuveiro, mas também não há mais mau humor, cansaço físico e a vontade de voltar para cama (só quando está chuvendo).

Salta aos meus ouvidos e olhos velhas novidades. Me pergunto como não percebia antes a beleza de contemplar o sol nascendo no horizonte, os pássaros despertando com cantos que mais parecem músicas celestiais, a cidade despertando, os carros circulando pelas ruas, a rotina do dia a dia recomeçando e pulsando como um coração de beija flor acelerado suspendendo o corpo no ar como que levitando, e a beleza de saber que você faz parte de toda essa valsa e está vivo. Como eu não percebia isso antes?

As vezes ficamos tão cegos e programados as nossas rotinas diárias que esquecemos de contemplar o que há de belo ao nosso redor, e quando o tempo passa e não percebemos, pode ser tarde demais. Outros tempos minha rua não tinha asfalto, eu era moleque, jogava bola descalso, machucava o dedão do pé chutando pedra por engano, me divertia e era feliz, simplesmente feliz por que tinha tudo que precisava naquele momento, mas não percebia a beleza de estar pisando descalso na terra batida, sentindo nosso planeta pulsar e me energizando. Hoje minha rua tem asfalto, mas agora sinto saudade do chão batido, dos tempos de moleque que jogava bola.

De certa forma, mesmo atrasado, pude perceber a beleza de pequenas coisas que já se passaram em minha vida, e poderia citar tantos outros exemplos, todos tão sublimes e casuais que seria nostalgico e delicioso compartilhar nessas linhas.

Já não tenho mais a rua de barro, a bicicleta sem freio e as bolas de gude, mas para sempre terei as lembranças guardadas com carinho de tudo que vivi e não percebi estar vivendo, mas que o tempo me ensinou a amar e admirar, mesmo não podendo percorrer novamente o mesmo caminho, ainda que as cicatrizes me lembrem como podem ser dolorosos estes caminhos.

Nem tudo parece perdido no entando. Ainda tenho tempo do agora para frente de gozar com consciência de novas experiências, e dar valor a cada detalhe e segundo que estar por vir. A vida é tão sábia em sua forma de evoluir que realmente só agora entendo que é preciso dar tempo ao tempo para compreender onde estamos e o que somos nesse mundo.

Há amor em pequenas coisas, há felicidade em momentos simples, e há lições valiosas para se aprender com o mundo a nossa volta, só basta observarmos o que há ao nosso redor e compreender os sinais que estão escancarados aos nossos olhos, para então seguirmos em frente com mais sabedoria e equilíbrio.

Imagine só que momentos mágicos você está deixando escapar por estar triste, sofrendo, ou mesmo emburrado ou com sono? O mundo é grande demais para uma vida só, mas é esta que temos para viver, portanto goze de todos os segundos, saboreie cada respiração, sinta teu coração batendo forte e o sangue correndo pelos músculos, ouça mais seus pensamentos, e acima de tudo, tenha fé que sempre haverá dias melhores e novas histórias inesquecíveis para se escrever.

O sabor da vida está nos detalhes, nas pequenas conquistas, na forma como lidar com os problemas sem causar algo ruim para sí ou o próximo. Quando se aprende a desgustá-los, saberá que nada mais pode te fazer esquecer ou deixá-lo cego para o que há de bom no mundo lá fora.

Perceber a beleza do beija-flor suspenso sugando o néctar de uma flor é algo comum e lógico, mas perceber a beleza da flor, que espera pacientemente a visita do beijador de flores, é algo que poucos conseguem fazer.

Seja a flor, e o beija-flor, sem medo da escolha que fizer, e não deixe nunca de perceber a beleza das diferentes formas de viver cada instante que se passa em sua vida.

Luz, amor e positividade para todos.

* Victor Matheus