A MEDIDA DE AMAR


Minha existência nesse mundo contabiliza um breve tempo até agora. Pouco mais de 24 anos, quase 25 completos, de muitas histórias, experiências, decepções, alegrias e momentos inesquecíveis, duros, sublimes, melancólicos e surreais.

Aos 14 anos descobri como expressar minhas emoções através das palavras, de rimas, de textos, e desde então não parei de escrever mais. Com 14 anos também tive uma experiência que me fez ver além das palavras como forma de me comungar com o mundo: a música.

Nesses tempos já tinha meu violão, mas o sonho de ter uma guitarra nascera; nesse tempo já ensaiava com banda, mas o sonho era fazer um grande show, gravar um disco e viver de música; nesse tempo já tocava canções dos meus ídolos, e compunha minhas próprias canções; nesse tempo descobri o rock nacional, Engenheiros do Hawai, e a trilha sonora de minha primeira experiência com um sentimento até então desconhecido: o amor.

Tudo ao mesmo tempo , aos 14 anos. A primeira paixão de escola; o primeiro poema escrito declarando estar apaixonado; a primeira decepção amorosa; o primeiro beijo; o braço quebrado; a solidão; a descoberta que para viver nesse mundo, é preciso sobreviver a provações dolorosas; tudo aos 14 anos.

Uma música em especial marcou essa época, chamada Números, da banda gaúcha Engenheiros do Hawai. Uma das frases incluídas nela diz assim: "A medida de amar é amar sem medida". Até hoje essa pequena frase ventila nos meus pensamentos, e há uns dias atrás mais forte do que nunca.

Com 14 anos eu estava descobrindo o que é o amor e suas reações e relações com o mundo e as pessoas, hoje consigo decifrar o que é o amor, e gozá-lo de sua plenitude sem medir até que ponto ir, porque simplismente amo infinitamente, saltando num precipício de felicidade e num mar de carinho, abraços, beijos, fidelidade, confidência, olhares, silêncio e juras que jamais alcancei até então, por medo, por imaturidade, ou por não estar disposto a tal situação.

E nesse instante, com o peito sendo um lugar tão pequeno para guardar tal sentimento, e me faltando palavras para continuar escrevendo nestas linhas,porque obviamente estou emocionado, só posso terminar dizendo que o bom mesmo da vida é amar e ser feliz, em todas as formas, e que dádiva é para aqueles que descobrem isso cedo, como eu pude descobrir, que pra ser feliz se precisa de pouco, muito pouco, o suficiente para caber em uma palavra, num instante do tempo, capaz de mudar todo o sentido da sua vida, e a forma de vivê-la.

Amar é bom, simplesmente bom. Por isso ame, sem medo de sofrer ou se decepcionar. Se for verdadeiro, tudo ao seu tempo acontece, e tenho certeza que será uma experiência inesquecível para sua vida, bela e inspiradora. O amor é um presente de Deus, e se buscá-lo, será retribuido, da mesma forma e com a mesma intensidade, hoje tenho certeza disso.

Agora entendo que a medida de amar, é amar sem medida.
Amor e luz para todos hoje e sempre.

* Victor Matheus