CELEBRE A VIDA

A gente arruma todos os dias o cabelo, porque não o coração?”. Muitas pessoas tem a errada idéia e o costume de achar que devemos comemorar nossas conquistas e sonhos somente em ocasiões especiais, como aniversários, feriados, festas de fim de ano, a nota final no semestre da faculdade e a taça de campeão do time do coração.

Esquecem muitas vezes que a a vida acontece agora. Alguns se prendem eternamente ao passado, muitas vezes a lembranças nem sempre boas e confortantes. Pior ainda, cultivam sentimentos que já deveriam ter sido deletados há tempos pela vassoura do esquecimento por não mais somar em suas vidas. Outras pessoas no entanto, geralmente as mais expansivas, vivem no mundo das expectativas, o que comumente conjugamos de futuro, mas esquecem alguns princípios básicos da nossa jornada e as variáveis que nos move todos os dias, acabando na maioria das vezes se frustando. Isso é bem claro: Quando se cria expectativas, projetamos nossa felicidade em algo que pode ou não dar certo, e quando algum tropeço acontece, nos machucamos. Tudo bem que todas as pessoas, exceto as crianças, que caem, machucam os joelhos, dão risada da travessura e logo estão sorrindo de novo, passam muito tempo remoendo seus revés, quando deveriam simplesmente balançar os ombros e dar o próximo passo. A ordem é lógica e prática: Sem expectativas, sem dor.

Então onde encontrar o nirvana entre o passado e o futuro? Já dizia o provérbio chinês: “O passado é história, o futuro incerteza, e o agora uma dádiva, por isso chamamos presente”. Por isso devemos celebrar a vida todos os dias, no agora, porque ela é nosso maior dádiva, e isso não sou eu que escrevo, está na história do homem. Somos a jóia mais rara do universo, cada um, um corpo, um espírito e mente perfeito. Único e insubstituível. Não há outro “seu” caminhando pelo mundo. Só tiramos os gêmeos dessa conta.

E você? Já refletiu em que parte da sua jornada se encontra? Olhando para atrás, perdendo tempo com o que não voltará ou preencherá os espaços do teu coração? Pensando no amanhã, que pode lhe fazer perder o foco e não perceber o que acontece nesse exato instante que a vida passa e você apenas acompanha a banda passar e não participa da festa? Ou simplesmente vive o agora, olhando as fotos que te trazem boas lembranças, fazendo planos para o amanhã mas compreendendo que só temos o agora para viver? A vida acontece agora, por isso devemos celebrá-la todos os dias, não apenas em ocasiões especiais. O tempo é uma linha reta que só caminha para frente. A velocidade somos nós que determinamos. Não se permita parar na estrada. Sem dúvidas, sem medo. O melhor do mundo está diante dos seus olhos, a tal janela da alma, mas isso...bom, isso fica para outra história.


* Victor Matheus